Mossoró viverá nesta segunda-feira (30), feriado municipal, mais uma edição do Cortejo da Liberdade, com desfile cívico, militar e cultural, marcando a comemoração dos quatros atos libertários do povo mossoroense: Abolição dos Escravos (completando 142 anos), Motim da Mulheres, Primeiro Voto Feminino e a Resistência ao Bando de Lampião.

Realizado pela Prefeitura de Mossoró, organizado pela Secretaria Municioal de Cultura (SMC), o Cortejo da Liberdade acontece na avenida Rio Branco, no chamado Corredor Cultural Gonzaga Chimbinho, com concentração e início no cruzamento com a rua Nísia Floresta (em frente a Socel), se estendendo até o Memorial da Resistência, onde fica instalado o palanque que concentrará as autoridades municipais e estaduais.

A programação do Cortejo da Liberdade, que começa às 18h, conta com participação instituições de segurança pública e de ensino do município. A Banda Sinfônica Municipal Artur Paraguai abrirá o evento, com a execução do Hino Nacional. Em seguida, será iniciado o desfile de escolas da Rede Municipal de Ensino, das zonas urbana e rural.

Com a temática “Raízes da Liberdade”, o cortejo iniciará com apresentação da Banda Sinfônica Arthur Paraguai e, em sequência, terá os desfiles da Rede Municipal de Ensino, Rede Estadual de Ensino, Fanfarra Independente de Mossoró, Instituto Alvorada, SESC, Lojas Maçônicas, Clube dos Desbravadores, Banda Percussiva Felipe Tavares e ainda o Corpo de Bombeiros Civil completando o desfile cívico.

O desfile militar é a segunda ala com Tiro de Guerra, Polícia Militar, Companhia de Polícia de Música com a Banda de Música da PMRN, Academia de Polícia Militar Cel. Milton Freire de Andrade com o Curso de Formação de Oficiais, Núcleo de Ensino do CFAPM em Mossoró com o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), 2º Batalhão da Polícia, Guarda Civil Municipal, SAMU e Samuzinho.

No desfile cultural, são esperados cinco carros alegóricos com as temáticas “raízes da liberdade”, “resistência”, “1º voto feminino”, “Motim das Mulheres” e, por fim, “Liberdade”. Mais expressões culturais como grupos de quadrilhas juninas e grupos carnavalescos.

Finalizam o desfile na ala “comemorativa” as secretaria de Esporte e Lazer, Assistência Social, Cultura e Serviços Urbanos. Toda a população é convidada anualmente a participar deste momento de rememorar a tradição e a cultura mossoroense.

O cortejo é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM).

 

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *