A ministra da Secretaria das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), afirmou, na noite de ontem, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetará o Projeto de Lei da Dosimetria. O projeto, que reduz a pena de presos pelos atos do 8 de Janeiro e de condenados por tentativa de golpe, como Jair Bolsonaro (PL), foi aprovado no Senado por 48 votos a 25.
“A redução das penas de Jair Bolsonaro e demais golpistas, aprovada agora à noite no Senado, é um desrespeito à decisão do STF [Supremo Tribunal Federal] e um grave retrocesso na legislação que protege a democracia”, escreveu Gleisi em seu perfil no X. “O presidente Lula vetará esse projeto. Condenados por atentar contra a democracia têm de pagar por seus crimes”, completou.
A ministra também mencionou a atuação de Jaques Wagner (PT-BA), líder do Governo no Senado. Ele afirmou ter feito um acordo com a oposição para votar o PL da Dosimetria. Antes de o texto seguir para o plenário, o senador disse que não havia motivo para “empurrar com a barriga” algo que já estava claro que seria aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
“A condução desse tema pela liderança do governo no Senado na CCJ foi um erro lamentável, contrariando a orientação do governo que desde o início foi contrária à proposta”, acrescentou Gleisi.
Poder360.

Poste seu comentário