Quem informa é o jornalista Cláudio Humberto, na sua coluna deste sábado: Nunca esteve tão ruim o relacionamento da presidenta Dilma com o ex-presidente Lula, e azedou muito após ela recusar sua sugestão de substituir o ministro Guido Mantega (Fazenda) pelo ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, cuja inteligência o fascina. Segundo colunista, durante a conversa entre os dois, esta semana, em São Paulo, Lula não lhe fez sugestões para enfrentar as manifestações, o que a desapontou.
”Dilma ficou surpresa com a sugestão de Lula para demitir Mantega: o próprio Lula a pressionou a não fazê-lo quando ela o quis, em 2012. Impedida de demitir Mantega no ano passado, Dilma se viu obrigada a encontrar uma maneira de neutralizar o poder dele sem tirá-lo do cargo.
Dilma também achou que o marqueteiro João Santana, como a Agência Brasileira de Inteligência, deveria tê-la avisado das manifestações. Insegura, Dilma quis ouvir o marqueteiro Nizan Guanaes, ligado a tucanos, sobre como enfrentar a crise dos protestos.”
Poste seu comentário