“A Feira de Ciência expande a fronteira do Conhecimento”

 

Mais de 600 jovens estudantes do ensino médio participam da sexta edição da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar – Ciência Para Todos, que acontece pela terceira vez em Mossoró. A abertura do evento aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 16 de outubro, na área externa do Centro de Exposições e Eventos Enéas Negreiros (Expocenter).

O evento se estende até esta sexta-feira, dia 18, com a exposição de 202 trabalhos de iniciação científica desenvolvidos por alunos da rede pública de ensino, que estão expostos no Ginásio Municipal Pedro Ciarlini com o seguinte calendário: Dia 17, das 13h às 20h; dia 18, das 8h às 11h, coma premiação a partir das 14h, no Hotel Garbos.

A programação do evento conta com ampla discussão e apresentação de pesquisas de iniciação científica, apresentações culturais, palestras, oficinas, debates e exposição voltados para as diversas áreas do conhecimento. Os trabalhos retratam experiências dos alunos de ensino médio, no campo da ciência, a partir de observações na própria localidade onde vivem.

Durante a solenidade de abertura, o professor Carlos Augusto Pavão, Pró-reitor de Graduação da Ufersa, ressaltou a participação da Universidade, que dispõe de trabalhos acadêmicos desenvolvidos por alunos expostos na Feira, como oportunidade para os estudantes do ensino médio em deslumbrarem um “fluxo contínuo do fazer científico”.

Das mais de 10 oficinas ofertadas, uma delas trará a experiência vivida por estudantes que participaram das feiras regionais e estaduais, no ano passado, e este ano tiveram a oportunidade de passar 15 dias em Londres, na London International Youth Science Forum, um dos maiores eventos de iniciação científica.

O professor Francisco Odolberto de Araújo, vice-reitor, representou o reitor José de Arimatea de Matos no evento. Ele destacou a oportunidade que os estudantes dispõem para se aproximarem do mundo científico, à medida que compartilham experiências com outros projetos e ainda aprimoram o rigor do fazer científico. “Exortamos vocês, estudantes, a expandirem as fronteiras do conhecimento”, Odolberto de Araújo, vice-reitor.

A noite também foi marcada pelo encontro da ciência com a arte. A solenidade foi encerrada com a apresentação cultural de um grupo de estudantes que recitaram o cordel “A final, o que é ciência?”. O poema é resultado da disciplina de “Filosofia da Ciência e Metodologia Científica”, ministrada pelo professor Reginaldo Santos Júnior, da Ufersa.

O evento contou também com a presença dos(as) gestores(as) das Diretorias Regional da Secretaria de Estado da Educação (Dired) das cidades de Angicos, Assú, Apodi, Umarizal e Pau dos Ferros, além do professor Aldo Gondim, vice-reitor da Uern; Magali Delfino, titular da 12ª Dired, representando a Secretaria de Educação do Estado; Hélio César, representante da Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), que integra o Programa Espacial Brasileiro e Adelbaldo Oliveira, gerente do Ativo de Produção da Petrobras Mossoró.

 

FEIRA DE PROFISSÕES –

A Feira chega ao seu sexto ano recheada de novidades. Uma delas é a realização da I Feira de Profissões Ufersa e Uern, promovida nesta quinta (17) e sexta-feira (18). A iniciativa contará com estandes para exposições dos cursos de graduação oferecidos pelas duas instituições de Ensino Superior sediados no semiárido potiguar.

De acordo com o professor Felipe Ribeiro, coordenador do Projeto Ciência Para Todos, na oportunidade, os estudantes terão acesso a orientações sobre inúmeras carreiras que poderão abraçar, de acordo com a vocação de cada um.

A terceira Feira de Ciências do Semiárido Potiguar integra o Programa de Extensão Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, uma parceria entre a Ufersa e a Uern, juntamente com a Secretaria de Estado da Educação.

Fonte: Assessoria

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *