Termina hoje o prazo para o s candidatos, comitês financeiros e partidos políticos que ainda não entregaram a primeira parcial da prestação de contas e  apresentar os documentos à Justiça Eleitoral.

O prazo começou no dia 28 de julho e, nesta primeira fase, devem ser entregues todos os relatórios discriminando os recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro recebidos para financiamento da campanha eleitoral e os seus respectivos gastos realizados até o momento.

A divulgação desses dados será feita no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima sexta-feira (6).

Até o momento, o TSE registrou o recebimento de aproximadamente quatro mil prestações de contas pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais – SPCE.

É este sistema que os candidatos, comitês financeiros e partidos devem utilizar para enviar as informações.

De acordo com a Lei 9.504/97 (artigo 28, parágrafo 41) nesta primeira fase serão publicados os saldos de receita e despesa de candidatos, comitês financeiros e partidos.

A indicação dos nomes dos doadores e os respectivos valores doados somente serão exigidos na prestação de contas final, que deve ser entregue em 2 de novembro. Quem for disputar o segundo turno deve apresentar as contas referentes aos dois turnos no dia 30 do corrente  mês.