A propaganda eleitoral obrigatória já chegou fazendo estrago na televisão aberta do Brasil. Em seu primeiro dia no ar, na última terça (21), as campanhas políticas derrubaram a audiência das principais emissoras em 10 pontos, segundo dados do Ibope na Grande São Paulo.

Durante o horário eleitoral à noite, das 20h30 às 21h, Globo, Record, SBT, Band, RedeTV!, Gazeta e Cultura somaram 38,5 pontos. Como efeito de comparação, na terça-feira da semana passada, dia 14, a média somada nesse horário havia sido de 48,3 pontos, representando assim uma queda de 20%.

De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, o número de televisores ligados no período também caiu. Durante a propaganda política, o índice foi de 57% anteontem, contra 63% no dia 14.

A emissora mais prejudicada com a lei obrigatória foi a Globo. A faixa nobre da emissora caiu cerca de 13% em relação à semana passada. No ar mais cedo, às 20h, o “Jornal Nacional” registrou na última terça 25 pontos. No dia 14, a média havia sido de 31. Queda de 19%. A novela “Avenida Brasil” também sofreu uma variação, caindo de 43 pontos para 38, entre uma semana e outra.

Com o sucesso de “Carrossel”, o SBT manteve a mesma média entre as duas terças: 7,2 pontos na faixa nobre. Já a Record, mesmo com a propaganda eleitoral, segue se recuperando e cresceu: foi de 7,1 para 7,4 pontos.