Visibilizar a convivência com o Semiárido, o armazenamento de sementes crioulas e a agroecologia como o modelo de produção a ser implementado em toda a região semiárida. É com este desafio, que a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) realiza a IX edição do Encon ASA (Encontro Nacional da ASA), na cidade de Mossoró (RN), no território Vale do Açu no oeste Potiguar. O evento abordará o tema “Povos e Territórios: Resistindo e Transformando o Semiárido” e reunirá mais de 400 pessoas vindas de todos os estados do nordeste e do Norte e Vale do Jequitinhonha,em Minas Gerais.Contudo, neste primeiro encontro pós a Articulação completar mais de 15 anos de história e de luta, os desafios têm maiores dimensões, afinal o Brasil enfrenta uma grave crise social, política e econômica que já começa a afetar os programas e políticas de convivência com o Semiárido. “O Encon ASA vai acontecer em meio a essa grande crise política.

Com isso, está em jogo também a continuidade das nossas ações; está em jogo as políticas públicas de convivência, as cisternas para beber, produzir e educar, o crédito, PAA [Programa de Aquisição de Alimentos], PNAE [Programa Nacional de Alimentação Escolar] que ajudam o homem e a mulher do Semiárido a viver com dignidade”, salienta o coordenador-executivo da ASA pelo estado do Rio Grande Norte, Yure Paiva.

Yure Paiva, coordenador-executivo da ASA pelo estado do Rio Grande do Norte,destaca a importância do Encon ASA como espaço de fortalecimento da convivência com o Semiárido |Ele destaca ainda, que a situação deve se agravar, sobretudo ao analisar os novos prefeitos e vereadores eleitos que vão gerenciar os municípios brasileiros pelos próximos quatro anos. “Os resultados das eleições municipais ajudou no fortalecimento da direita conservadora, homofóbica, perseguidora que quer tirar do povo brasileiro os direitos conquistados à custa de muito suor, sangue e de vidas. E essas PECs (Projetos de Emenda à Constituição) são de fato uma afronta a tudo isso que conquistamos até hoje”, reitera Paiva.

O cenário de perdas de direitos preocupa a sociedade civil organizada e as populações do Semiárido que agora testemunham as ameaças causadas pela chamada “PEC dofim do mundo” que agora tramita no Senado Federal e congela os investimentos em saúde, educação e previdência pelos próximos 20 anos. Soma-se a isto, o fim doMinistério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a redução de investimento sem programas como o Bolsa Família e em tecnologias de convivência com oSemiárido, em um momento em que a região enfrenta seu quinto ano consecutivo de seca.Neste sentido, o EnconASA vai visibilizar e refletir a conjuntura atual à luz de experiências de convivência com o Semiárido que perpassam por áreas como terra,água, segurança e soberania alimentar e nutricional, economia solidária, educação contextualizada, direitos das mulheres, biodiversidade, comunicação como direito,

Durante o EnconASA teremos a realização de intercâmbios, que são visitas a experiências desenvolvidas em comunidades rurais de Mossoró e região. Vocês podem se informar sobre essas experiências e a programação completa do evento no site da ASA http://www.asabrasil.org.br/enconasa/ix-enconasa

 A ASA também está vendo a possibilidade de arrumar o transporte para quem desejar acompanhar e fazer a cobertura dessas atividades. Quem tiver interesse entre em contato comigo. Os intercâmbios serão realizados no dia 23/11, próxima quarta-feira.

Fonte: Assessoria