O australiano Mark Webber superou os problemas apresentados pelo carro nas sessões livres e manteve o domínio absoluto da Red Bull em treinos classificatórios nesta temporada, marcando na Turquia a sétima pole position da escuderia em sete corridas.
Foi a quarta pole de Webber nesta temporada, a terceira seguida do australiano. O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, vai largar em segundo, e Sebastian Vettel será o terceiro na corrida de Istambul, que começa às 9 horas (de Brasília) do domingo, com acompanhamento do Placar UOL.
O treino de classificação foi ruim para o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, que ficou apenas em 12º porque cometeu erros na pista durante a segunda parte da sessão. No entanto, seu companheiro Felipe Massa não aproveitou a chance de abrir distância, e ficou apenas com a oitava posição.
O brasileiro Rubens Barrichello, da Williams, sai em 15º. Lá atrás, Bruno Senna, da Hispania, conseguiu o 22º lugar, um posto à frente de Lucas di Grassi, da Virgin.
Já o australiano Webber, pole também na Malásia, Espanha e Mônaco, comemorou a recuperação após as falhas do carro nos treinos livres.
“Tivemos um desempenho muito, muito ruim na segunda prática. Nada funcionou na sexta-feira, mas agora estamos no topo”, declarou o líder do campeonato.
Ele também ressaltou a sua série positiva: “É um grande recorde, isso mostra a tremenda velocidade que o carro tem em diferentes pistas”