O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou, nesta sexta-feira (27), que, se o excesso de peso continuar atingindo os brasileiros no ritmo atual, nos próximos 10 anos a obesidade poderá alcançar dois terços da população.

“Os índices de sobrepeso são preocupantes. Se não mudarmos isso agora, em uma década vamos enfrentar o mesmo problema que os americanos enfrentam quando o assunto é obesidade”, afirmou. O ministro analisou dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008/2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo, divulgado nesta sexta, avaliou o estado nutricional de crianças, adolescentes e adultos.

De acordo com o ministro, um dado positivo da pesquisa é a redução dos índices de desnutrição infantil. Em comparação a 1975, o índice caiu de 29,3% para 7,2% entre meninos e de 26,7% para 6,3%, entre meninas.

“Aconteceram reduções em todas as regiões e o principal motivo para isso foi o acesso ao saneamento básico e o acesso à saúde. São dados que temos que comemorar”, disse o ministro, que ressaltou que a desnutrição na Região Norte continua acima das demais regiões.