O país terá uma frota de veículos elétricos nacionais circulando pelas ruas em 2014. O anúncio foi feito ontem, dia 15, pelo empresário Eike Batista. A planta será construída ao lado do Super Porto do Açu, em São João da Barra, no norte fluminense, a um custo inicial de US$ 1 bilhão. Eike vai buscar financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ressaltou que a composição acionária da nova empresa será majoritariamente brasileira.

O início da produção será de 100 mil veículos, totalmente movidos por baterias elétricas, com tecnologia japonesa e europeia. Eike estimou que, há espaço no mercado brasileiro para uma nova fábrica de veículos.

Eike Batista, 52 anos, é o homem mais rico do Brasil. É um dos sete filhos do empresário Eliezer Batista, ministro das Minas e Energia no Governo João Goulart e, por muito tempo, presidente da Companhia Vale do Rio Doce. Eike se formou em engenharia metalúrgica e hoje é empresário dos setores de mineração e petróleo. Dono do Grupo EBX, controlador das empresas OGX, LLX e MMX, entre outras.

Os negócios foram crescendo e se diversificando ao extremo. Sob seu comando existe estaleiro, hotel, restaurante, minas de ferro e muito mais. Arriscar é algo que ele faz muito bem.