Antes tarde do que nunca. Apesar de faltar apenas uma semana para a eleição no Brasil, o Estado de São Paulo publicou hoje um editorial que deveríamos ter lido há tempo no Brasil: um veículo de comunicação impresso apoiar um candidato.

A Carta Capital tinha feito isso há algum tempo, declarando apoio a Dilma Rousseff, mas acredito que o Estado de São Paulo seja o primeiro jornal diário a declarar seu apoio.

Isso é extremamente benéfico para a democracia brasileira, e também para o jornalismo. É bobagem acreditar que existe isenção, quando por trás dos textos e da edição existe uma pessoa, com valores e ideologias.

Para o leitor do Estado de São Paulo, fica a missão de tentar compreender o que o jornal quer dizer, sabendo agora que este apoia José Serra para a Presidência. Garanto que ele vai dar muito mais credibilidade ao jornal que apoia José Serra do que aos pseudoisentos, como a Veja, Folha, etc.

O grande desafio é apoiar um candidato sem perder o senso crítico e o bom-senso. Os leitores e os veículos precisam entender que apoiar um candidato não significa atuar como torcidas uniformizadas e militantes ignóbeis, que são maioria nas campanhas, muito menos como partidos políticos.