A Procuradoria Regional Eleitoral em Alagoas (PRE-AL), órgão ligado ao Ministério Público Federal,  pediu nesta terça-feira (28) a abertura de uma investigação judicial contra o candidato do PTB ao governo do estado, Fernando Collor de Mello. Informações são do G1.

Ele e seu candidato a vice, Galba Novais (PRB), são acusados de abuso de poder econômico e de utilização indevida de meios de comunicação por supostamente terem fraudado pesquisa de intenção de votos publicada no jornal “Gazeta de Alagoas”, de propriedade da família Collor.

Para a Procuradoria Eleitoral, as pesquisas influenciam o processo eleitoral e o financiamento de campanha. Se condenados, Collor e o vice podem ter o registro de candidatura cassados e ficar inelegíveis por oito anos.

A disparidade entre os resultados da pesquisa do jornal “Gazeta de Alagoas” e do instituto Ibope teria chamado a atenção para a suspeita de que o Gazeta Pesquisa (Gape), instituto ligado ao jornal, não tenha representado fielmente o eleitorado do estado, segundo avaliou a procuradoria.