A direção nacional do PSTU divulgou um comunicado em que recomenda aos eleitores do partido que votem nulo no segundo turno da disputa à sucessão presidencial. O presidente nacional e o candidato derrotado da sigla na corrida ao Palácio do Planalto, o sindicalista José Maria de Almeida, recebeu apenas 84.609 votos, o que corresponde a 0,08% do total de votos válidos, segundo o Estadão.

Na nota, assinada por ele, o PSTU percebe uma espécie de “pressão” para que os eleitores votem na candidata do PT, Dilma Rousseff, no sentido de evitar a vitória de José Serra (PSDB), que representaria “a volta da direita”.

A sigla afirma, contudo, que a luta contra a direita “não significa votar em Dilma Rousseff (PT)”. “O PSTU tem total acordo com a luta contra a oposição de direita. Somos radicalmente contra a volta da turma do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC)”, esclarece a legenda.

O PSTU conclui que votar contra a direita no segundo turno “é votar nulo” e ressalta que votar no 16, número da agremiação na urna eletrônica, “agora vai significar um voto nulo”. No fim do comunicado, o partido de esquerda lista ainda aliados das candidaturas do PSDB e do PT que provariam os vínculos com a direita.