Na quinta-feira, o coordenador da equipe de transição do futuro governo, o engenheiro Obery Júnior, afirmou que somente na próxima quarta-feira (24) será possível a feitura de um relatório com as primeiras análises. Ele disse também que tem conversado com a governadora eleita para passar as informações as quais toma conhecimento. “Estamos nessa fase inicial e somente na quarta teremos uma avaliação mais completa”, assinalou ele.

Obery Júnior havia afirmado que o relatório repassado pela equipe de Iberê Ferreira era genérico e superficial. Segundo ele, o grupo nomeado por Rosalba Ciarlini chegou a constatar que as informações preliminares, indicando que a situação do equilíbrio orçamentário e financeiro do Estado era mais favorável, não estavam se confirmando.
As imperfeições apontadas pela equipe nomeada por Rosalba Ciarlini, no que concerne aos relatórios, não se limitam à preocupação de ordem financeira e orçamentária, que já se reflete no trabalho iniciado. Segundo Obery Júnior, há dificuldades no que concerne à terminologia adotada pelos profissionais que produziram os relatórios, os quais diferem em demasia, e dificultam a análise da vasta documentação. “Isso acaba gerando um trabalho adicional porque temos que uniformizar essa terminologia”, enfatizou ele.

Além disso, não há um detalhamento acerca dos contratos e convênios, tendo a equipe de Iberê se limitado a apresentar o montante total dos recursos e os prazos de execução das respectivas obras. Para ele, as informações, resumidas como estão, não são suficientes para uma análise mais aprofundada como quer a governadora eleita.
Ontem, ele disse que a análise das informações ainda é preliminar e que não tem como dar uma opinião mais aprofundada sobre o assunto. Obery afirmou que novas informações devem ser solicitadas à equipe de Iberê Ferreira de Souza.