O Fluminense é o campeão brasileiro de 2010. Como era líder do campeonato, o time carioca dependia apenas de uma vitória na última rodada, disputada neste domingo, para garantir a conquista. E conseguiu. Jogando no Engenhão lotado, derrotou o rebaixado Guarani por 1 a 0 e ganhou o título nacional pela segunda vez na história, repetindo o feito de 1984.

A última rodada começou com mais dois candidatos ao título. Na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), o Cruzeiro ganhou de virada do Palmeiras, por 2 a 1, e terminou o campeonato como vice-campeão. E no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, o Corinthians decepcionou e só empatou com o rebaixado Goiás, por 1 a 1, ficando com a terceira colocação do Brasileirão.

Na luta pela quarta colocação do Brasileirão, o Grêmio levou a melhor no confronto direto contra o Botafogo e venceu por 3 a 0, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Com isso, o time gaúcho pode ficar com a vaga na Libertadores de 2011, desde que o Goiás não seja o campeão da Copa Sul-Americana – disputa a final contra o Independiente na próxima quarta-feira.

A última rodada também definiu o quarto rebaixado no Brasileirão. E sobrou para o Vitória, que fez um confronto direto com o Atlético-GO, neste domingo, no Estádio Barradão, em Salvador, e não saiu do 0 a 0. Assim, o time baiano terminou o campeonato na 17ª colocação, atrás justamente do rival goiano, e caiu para a Série B, ao lado de Prudente, Goiás e Guarani.

Está concluido o calendário da CBF na temporada 2010. Os campeões do Brasil nas quatro divisões são:

Campeão da Série A – Fluminense

Campeão da Série B – Coritiba

Campeão da Série C – ABC

Campeão da Série D – Guarany de Sobral

Fonte: Estadão