Novo líder do PT na Câmara, o deputado Paulo Teixeira (SP), 49 anos, contou ao iG que a distribuição de cargos em comissões temáticas será usada para construir a candidatura única de Marco Maia (PT-RS) à Presidência da Câmara.

“Vamos distribuir o poder na Câmara de uma maneira equilibrada para que todos se sintam representados em postos de poder. Desse modo, vamos evitar qualquer sentido de disputa”, disse em entrevista por telefone.

Marco Maia foi escolhido candidato depois de uma disputa dentro da bancada do PT. Ele não era apontado como favorito, já que a cúpula do partido e o Palácio do Planalto já haviam acertado a indicação do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP).

A disputa dentro do PT abriu brecha para o lançamento de candidaturas alternativas dentro da base aliado. O deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) lidera um movimento para viabilizar um nome contra Maia. O próprio Aldo é apontado opção mais forte para essa função.

Ainda em entrevista ao iG, Teixeira destaca que Maia tem o apoio da oposição (PSDB e DEM). Ele conta também como deverá comandar a bancada do PT, a maior da Casa a partir de fevereiro. O novo líder diz que as prioridades são a reforma política e a segurança pública.