A presidente enfatiza a continuidade do governo Lula, ressaltando seus feitos, como o fim da dívida externa e a redução da dívida social. apoio de todos da sociedade, incluindo da imprensa, e diz que crescimento e programas sociais ajudarão a vencer desigualdade.e apoio de todos da sociedade, incluindo da imprensa, e diz que crescimento e programas sociais ajudarão a vencer desigualdade.A nova governante do país afirma que as pequenas empresas, responsáveis pela maior parte da geração de empregos, terão atenção especial. Ela também cita o Nordeste, a Amazônia, o Centro-Oeste, o Sudeste e o Sul, enfatizando os destaques de cada região, para valorizar a “imensa energia criativa” do povo brasileiro.

Choveu bastante hoje, em Brasília, durante a posse da presidente Dilma Roussef. Mesmo assim 30 mil pessoas prestigiaram a chegada da primeira mulher ao Palácio do Planalto. Abaixo, alguns trechos do discurso da petista, já empossada no Congresso Nacional:

Em suas primeiras palavras como presidente da República, Dilma Rousseff disse que “esta é a primeira vez que uma faixa presidencial cingirá o ombro de uma mulher”.Ela terá também um ministério formado por um grande número de mulheres ministras 17 ao todo.Nunca visto antes!!

A presidente comenta o fato de suceder um homem do povo e diz que vem para “abrir portas” para que muitas mulheres também possam, no futuro, ser presidentas. Ela afirma que gostaria que as mulheres brasileiras hoje sintam orgulho de ser mulher.

Dilma fala dos elevados custos do Estado, que garantem a aposentadoria, mas diz que vai “qualificar” gastos governamentais. Ela diz que o investimento público é indutor do investimento privado.