Mais de mil pessoas devem assistir hoje à posse da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM) e seu vice, Robinson Faria (PMN). A cerimônia acontece às 18h, no Teatro Alberto Maranhão, na Ribeira e será cheia de inovações, segundo o chefe do Cerimonial da Assembleia Legislativa, José de Pádua Martins.

Desde a arrumação do plenário à escolha das músicas que irá recepcionar os convidados, muitas novidades estão previstas para o momento.

Devem passar pelo tapete vermelho do TAM as autoridades do Legislativo, Executivo e Judiciário do Estado, além dos familiares e amigos dos gestores que serão empossados.

Na recepção, música para recepcionar o público que irá ocupar as cadeiras, galerias, camarotes e o jardim do Teatro para assistir a posse. Do lado de fora do Teatro, mais 300 pessoas vão acompanhar a cerimônia através de um telão.

Juramento à Constituição

Depois que todos estiverem acomodados em seus lugares, será dado início à cerimônia, conduzida pela atual presidente da Assembleia Legislativa, Márcia Maia. Ela designará uma comissão de parlamentares que conduzirá a governadora e o vice-governador eleitos ao palco.

Logo depois, os presentes ouvirão o hino nacional, interpretado pela cantora Alzeny Neto, do Quarteto de Cordas Opus.

Rosalba e Robinson prestarão juramento à Constituição e assinarão o termo de posse – que será lido pelo primeiro secretário da mesa diretora da Assembleia, o deputado estadual Ricardo Motta (PMN) – além de receberem das mãos dos cadetes a bandeira do Estado.

Primeiro pronunciamento

A governadora fará seu primeiro pronunciamento e o ato se encerra com Alzeny Neto cantando o Hino do Rio Grande do Norte.

Na saída, Rosalba, já como governadora empossada, passará em revista às tropas da PM, na praça Augusto Severo.

Do Teatro, Rosalba e Robinson se encaminharão à Cidade Alta, onde o atual governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) fará a transmissão do cargo, no Salão Nobre do Palácio da Cultura, atual pinacoteca.

Exonerações:

O Diário Oficial do Estado(DOE) deste sábado(1º) publica a exoneração de todos os detentores de cargos das administrações direta e indireta do ex-governo de Iberê Ferreira.

Ou seja, a partir deste sábado até a posse dos auxiliares do novo governo, prevista para a próxima segunda-feira(3), as secretarias e os órgãos da administração indireta do Estado estão vagos.

Fonte: Diário de Natal