Segundo relato de um especialista “o apagão que atingiu a região Nordeste na madrugada de ontem para hoje remetem a problemas semelhantes aos constatados em 2009, quando 18 estados foram afetados pela falta de energia. Segundo Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura, nos dois casos, o centro do problema foi nas linhas de transmissão, ambas sob responsabilidade de empresas estatais, Furnas e Chesf.”

A presidente Dilma nomeou há pouco José da Costa Carvalho Neto para a presidência da Eletrobras. Carvalho foi presidente-interino da Companhia Energética de Minas Gerais. Outras nomeações para cargos estratégicos do setor elétrico podem sair ainda nesta tarde. As mudanças em curso já estavam previstas, mas foram aceleradas por conta do blecaute que atingiu diversos estados do Nordeste nesta madrugada.

Segundo a Folha Online, para a Eletronorte, deve assumir José Antônio Muniz, que deixa o comando da Eletrobras. Ele é ligado ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Também haverá mudanças no comando da Companhia Hidroelétrica do São Francisco, comandada pelo PSB.