Depois de ter deixado claro que não gostou nada da postura do PDT na votação do projeto de lei que fixou o salário mínimo em R$ 545 neste ano, a presidente Dilma Rousseff elogiou o ministro do Trabalho e presidente licenciado do PDT, Carlos Lupi. Na avaliação do Palácio do Planalto, o ministro teve uma atuação tímida no enquadramento da bancada pedetista .

Dilma ressaltou nesta quinta-feira que Lupi é de sua inteira confiança e que não pensa em demiti-lo. Ao ser perguntada se o ministro permaneceria no cargo, a presidente respondeu:

– Sem dúvida nenhuma. Acho estranho como é que, em alguns momentos, os meus ministros ficam ou saem de acordo não comigo. Nessa história, sou a última a saber. Queria entender por que o ministro Lupi não ficaria – afirmou.

Ao ser lembrada do veto do Planalto à presença do PDT na reunião de líderes ocorrida nesta quarta-feira, com a presença da própria Dilma, a presidente saiu em defesa de seu ministro.

– O ministro Lupi é de minha inteira confiança. O PDT estará no Ministério do Trabalho. Agora, eventuais problemas dentro da base serão resolvidos pelo próprio partido, e não pelo governo. Vou reiterar: o ministro Lupi é da minha confiança. Inclusive hoje, antes de receber o Xanana (Gusmão, primeiro-ministro do Timor Leste), eu recebi o ministro para um despacho normal.

Sobre a permanência da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que ficou fragilizada depois que o sociólogo Emir Sader a qualificou de autista, Dilma não respondeu. Sader, que iria ser presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, teve sua nomeação cancelada . Ele será substituído pelo cientista político Wanderley Guilherme dos Santos.

Fonte: O Globo