Antes de confirmar nessa terça-feira, 15, o senador José Agripino Maia (RN) como seu novo presidente, o comando do Democratas deflagrou uma operação para frear as dissidências do partido, provocadas pela iminente desfiliação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Em troca de permanência e fidelidade, a cúpula do DEM ofereceu espaços e oportunidades para aliados do prefeito, como o deputado Rodrigo Garcia (SP), que pode até ser candidato à sucessão de Kassab

Ex-líder da bancada do Democratas, o deputado federal Onyx Lorenzoni (RS) aumentou nessa terça-feira, 15, o tom crítico contra o movimento dissidente aberto pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Depois de apelidar o PDB de “Partido da Boquinha”, Onyx afirmou que não aceitará que permaneçam no DEM parlamentares que ajudem o prefeito a criar a nova legenda.

Por que o senhor adotou esse discurso duro contra os chamados “dissidentes” do DEM?
Minha preocupação é com a criação de uma figura inexistente no Parlamento. Não só no meu partido, mas em todos os outros, que é o deputado zumbi: um morto vivo. Quem não estiver na ata de criação, não é fundador. Então, o cara vai lá assinar e fica no DEM? No PSDB? No PT?

Esse deputado pode, então, ficar no DEM, mas não vai ter vida partidária?
Ele vai para a Sibéria. E todos os partidos vão congelar o sujeito.

O que explica o recuo dos integrantes do partido que anunciavam seguir Kassab no PDB?
Ele já iludiu o que chega. No DEM, estamos mega vacinados contra Cavalo de Troia. Nosso maior foi ele (Kassab). Como ele não tem compromisso partidário ideológico, achou que todo mundo ia lhe acompanhar.

Fonte: Estadão