Tá no Blog de Jamildo

Fortaleza, Salvador e Natal já largaram na frente do Recife na capacitação de taxistas para a Copa do Mundo de 2014.  Já começaram ou, ao menos, definiram a data de início de cursos específicos para formação de mão-de-obra de taxistas, com ensino de inglês e espanhol. Recife ainda não tem um programa voltado exclusivamente para esta categoria profissional.

Natal começou a capacitar taxistas no segundo semestre de 2010 . A frota da cidade é de 1.010 veículos para 803 mil habitantes. Todos devem estar capacitados até 2013.Uma nova turma de profissionais, com ensino de inglês e espanhol, além de treinamento para hospitalidade e campanha contra a exploração sexual infantil.

Já Fortaleza iniciou os trabalhos de capacitação em julho de 2010, com ensino de inglês e espanhol. A frota é de 4.392 veículos para 2, 45 milhões de habitantes. “Nossa cidade tem uma vocação turística muito forte. Fazer com que os taxistas aprendam outros idiomas vai ser útil não apenas na Copa, mas também no cotidiano”, diz o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim.

Salvador, que tem 6996 táxis comuns e 270 especiais (exclusivos do aeroporto) para 2, 6 milhões de moradores, já definiu a data de capacitação: setembro deste ano. Além de idiomas, os taxistas vão ter tópicos sobre a história do município, para auxiliar os turistas.

Recife tem 6.125 táxis para 1,53 milhões de  pessoas. A cidade pode oferecer turma de capacitação ainda este ano, mas ainda não há definição quanto à data de início. “É verdade que nós não temos um curso específico, mas oferecemos capacitação para trabalhadores de várias áreas., mesmo antes do anúncio do Brasil como sede da Copa do Mundo. Nada impede um taxista de se inscrever em uma dessas turmas. Eu não acho que o Recife esteja atrasado”, defende a assessora de capacitação profissional da Secretaria de Turismo do Recife, Denise Marques.