O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que completou 80 anos no último dia 18 de junho, receberá uma grande homenagem do PSDB na próxima quinta-feira em Brasília. Durante a festa, ex-ministros de seus dois mandatos à frente do Palácio do Planalto e parlamentares irão relembrar fatos marcantes de sua trajetória política. Além dos discursos, FHC irá rever um clipe gravado pelo compositor Chico Buarque.

A música foi composta por Chico Buarque em parceria com J.Petrolino durante a campanha eleitoral de 1985, quando Fernando Henrique concorreu à Prefeitura de São Paulo pelo PMDB. O jingle é baseado no samba Vai Passar, que Chico escreveu em 1984 e acabou se tornando um hino das Diretas Já, movimento que pedia eleições presidenciais diretas no Brasil.

Além do clipe de Chico Buarque, será exibido um filme curta-metragem de 12 minutos produzido especialmente para a ocasião. Marcada para começar às 9h e terminar às 13h, a homenagem será comandada pela atriz Fernanda Montenegro, também de 80 anos, no auditório Petronio Portela, no Senado Federal, com capacidade para 490 pessoas sentadas.