A Folha de São Paulo traz declarações do prefeito Gilberto Kassab, que é o principal idealizador do PSD no Brasil. O prefeito de São Paulo disse que o comando do PSD orientou a utilização de um modelo para as atas que registram a criação de diretórios da nova sigla em todo o país. O prefeito disse que a clonagem das atas foi um “cuidado deliberado” para garantir que todos os requisitos formais para a criação da sigla sejam cumpridos.

“Nós temos tido mesmo esse cuidado, esse cuidado é deliberado, a orientação é que façam mesmo a ata próxima ou igual, para que não corramos o risco de ver esses adversários da democracia saírem vitoriosos”, afirmou o prefeito, que acusou adversários de estarem trabalhando para dificultar a criação do PSD.

“Eles [os advogados do PSD] estão muito tranquilos de que é correta essa orientação. As pessoas ficam nessa insegurança de cometer qualquer equívoco e costumam fazer [a ata] muito próxima do que é encaminhado ou até igual. Isso não é nenhuma má-fé, é um cuidado jurídico. Até porque, infelizmente, temos pessoas que estão prestando um desserviço à democracia e estão trabalhando contra o nascimento do partido”, disse Kassab.