A segunda cidade do Brasil em peregrinação religiosa passa a ser centro de debate, a partir de hoje, com a abertura do IV Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas e IV reunião do Grupo de Trabalho do Turismo Religioso, como informa o Diário do Nordeste. O evento seguirá até o próximo sábado, com a presença de gestores do turismo, cultura e integrantes dos Ministérios da Cultura e do Turismo.

Os 100 anos da cidade e o Geopark Araripe, além da participação na rede das cidades históricas e turísticas, foram os grandes atrativos que motivaram a realização do encontro em Juazeiro, que se realizará no Memorial Padre Cícero, com a presença de cerca de 150 pessoas. Com o evento, o Juazeiro passa a ser um forte candidato na seleção de cidade, pelo Ministério do Turismo, a ter uma consultoria voltada para as principais questões que envolvem o turismo religioso na cidade.

A abertura acontece a partir das 9 horas. O primeiro tema abordado no encontro tratará de políticas públicas de acesso à cultura, com avanços e desafios de programas de fomento e incentivo. Mas pontos como as cidades históricas, o papel do Geopark Araripe no desenvolvimento turístico regional e o turismo religioso nas cidades do País serão tratados nas plenárias específicas e grupos de trabalho. As romarias de Juazeiro do Norte ganharão destaque nas discussões, com a presença de estudiosos da cidade, como a irmã Annette Dumoulin, coordenadora diocesana da Pastoral de Romarias.

Mas outras experiências serão abordadas, a exemplo do trabalho da Igreja Católica relacionado ao turismo religioso, na cidade de Cametá, no Pará; em Uberaba, Minas Gerais, com o turismo religioso espírita; e o desenvolvimento do turismo étnico afro em Salvador, na Bahia. Um dos pontos importantes do trabalho é firmar parceria com empresas que atuam especificamente com o turismo religioso no Brasil.

Pontos de visitação
As visitas técnicas, segundo o secretário José Carlos dos Santos, serão realizadas no sábado, e os locais escolhidos são os principais pontos de visitação romeira, como a Colina do Horto, onde se encontra o monumento do Padre Cícero e o Museu Vivo, além das igrejas e santuários da cidade, a exemplo dos Franciscanos e a Capela o Socorro.

Outro aspecto que poderá ser enfocado, segundo o secretário, é a vinda do Ministério do Turismo, que está realizando uma seleção para escolha de um Município em cada região do Brasil para receber uma assessoria para o turismo religioso, voltada para a roteirização, infraestrutura, qualificação de pessoal, meios de hospedagem.

Fonte: Elba Galindo