Brasília é a campeã quando o assunto é comer chocolate no Brasil, segundo pesquisa realizada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatísitca). O estudo mostra que 73% dos brasilienses entrevistados, no período entre agosto de 2010 e agosto de 2011, responderam ter consumido o alimento em algum dos últimos sete dias.

São Paulo, Recife e Salvador vêm logo atrás no ranking com 71% dos habitantes cada uma.

Os dados colhidos pelo Target Group Index (do Ibope) revelaram ainda que 79% das mulheres solteiras, nas cidades pesquisadas, consumiram o produto durante a semana em que foram entrevistadas. Entre os homens, que responderam ter o mesmo estado civil, o número foi menor: 70%.

Os casados não gostam tanto de chocolate assim: 64%, incluindo homens e mulheres. E mesmo os que têm filho morando em casa não apresentaram porcentagem maior que a da mulher solteira. Foram 67% dos entrevistados.

Entre as faixas etárias que mais consomem o alimento, destaque para duas: entre 12 e 19 anos (20%) e de 25 a 34 (22%).

O levantamento ouviu 20.736 pessoas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste.

Foram entrevistadas pessoas de ambos os sexos, nas classes A, B, C, D, E e com idades entre 12 e 75 anos.