Nesta quinta, 26/04, a partir das 10 horas, no plenário da Câmara Municipal do Recife, haverá o lançamento do selo comemorativo ao processo de beatificação e de canonização do Frei Damião, abrindo as homenagens que se seguirão com a finalização do processo e marcando os 15 anos de falecimento do Apóstolo do Nordeste.O Selo será lançado, oficialmente, pelo diretor regional dos Correios.

A partir de então o selo será disponibilizado em todas as agências dos Correios no Brasil.

Em 2003, foi aberto o Processo de Beatificação e Canonização do Frei, junto ao Vaticano, para que a Igreja reconheça oficialmente sua santidade.

A chamada Causa de Beatificação e Canonização é o processo feito para a inclusão de alguém na lista dos santos. O processo se dá por etapas. Concedida a licença de Roma para abrir o processo, o candidato recebe automaticamente o título de “Servo de Deus”. O processo geralmente é aberto cinco anos após a morte do candidato. O bispo consulta o povo sobre a vida e as obras do indicado e encaminha o pedido para a Santa Sé.

Apesar de ter nascido na cidade de Bozzano, na Itália, foi no Nordeste brasileiro que Frei Damião viveu a maior parte de sua vida. Para muitos nordestinos, Frei Damião é considerado Santo. Sua morte aconteceu no Real Hospital Português, no dia 31 de maio de 1997, após 66 anos de missão no Brasil.

Seus restos mortais foram sepultados na Capela de Nossa Senhora das Graças, anexa ao Convento São Félix de Cantalice, no bairro do Pina, no Recife.

Durante a homenagem haverá a apresentação do Pe. João Carlos, do Coral Afternoon, regido pelo maestro Eduardo Oliveira e do cantor Israel Filho que interpretará a música “Frei Damião”, de Luiz Gonzaga.

Desde criança, levado por minha avó, acompanhei os passos de Frei Damião, de cidade em cidade, como Lagoa dos Gatos, Belém de Maria e Cupira. Minha admiração por ele e por suas missões vem de muito longe.

Fonte: Blog do Jamildo