A provável candidatura do governador Eduardo Campos (PSB) à Presidência da República, em 2014, tornou-se um dos principais assuntos discutidos nos corredores do Congresso Nacional. E, apesar de o socialista seguir com o seu mantra de que só discutirá o próximo pleito no próximo pleito, já se fala em “nome ideal” para sua vice. O senador Cristovam Buarque, que já fora candidato a presidente, é apontado como alguém que agregaria e muito na futura empreitada de Campos, informa a Folha de Pernambuco.

Os defensores dessa ideia são, curiosamente, alguns pedetistas que não enxergam no correligionário a vocação de presidente, além de o verem refém da pecha de que só debate o tema da educação. Para esse grupo, Cristovam, como vice de Eduardo Campos, levaria as bandeiras do partido a serem realmente discutidas no Governo Federal. Algo que não ocorre hoje com a presidente Dilma Rousseff (PT), ex-pedetista.

Vale lembrar que a dobradinha PSB/PDT já não é novidade no Governo do Estado. Em 2006, os pedetistas foram o primeiro partido a anunciar apoio à candidatura de Eduardo Campos ao comando do Palácio do Campo das Princesas. O vice-governador João Lyra Neto foi eleito e reeleito ao lado do socialista.

PT com medo do crescimento do  PSB

Apesar de ter crescido em número de prefeituras no Brasil e de ser um dois dois únicos partidos com prefeitos eleitos em todos os estados do país (o outro é o PMDB), o PT não foi tão bem nas cidades nordestinas quanto esperava sua Executiva Nacional.Com base nisso, dirigentes petistas se reúnem nesta quinta-feira (1) com o intuito de decidir o futuro do partido no Nordeste e discutir as causas da perda do poder nas eleições nas três principais de Pernambuco, Bahia e Fortaleza.

O senador Humberto Costa participa da reunião e sua postura indica que ele vai permanecer reclamando da ausência do ex-presidente Lula durante a campanha no Recife.A reunião acontece em São Paulo e também fará um balanço geral das eleições deste ano.