Cinco propostas desenvolvidas por instituições de Fernando de Noronha, do Recife, de Brasília e de Salvador venceram o Edital de Projetos de Educação Ambiental para a Sustentabilidade do Arquipélago de Fernando de Noronha, lançado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) no início de setembro.

Com atividades programadas para começarem no início de 2013, os projetos serão contemplados com um total de R$ 503 mil provenientes do orçamento da Semas.

Os autores das propostas selecionadas foram o Centro Golfinho Rotador e a Associação dos Artistas e Artesãos de Fernando de Noronha, ambos do Arquipélago; a Organização de Permacultura e Arte – OPA Salvador (BA); a Cooperativa de Serviços e Ideias Ambientais – Ecoideia, de Brasília (DF); e a Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE), com sede no Recife.

As instituições terão até o próximo dia 8 para apresentarem seus planos de trabalho à Semas. Cada um destes autores teve seu projeto enquadrado em uma das cinco categorias do edital, respectivamente: Observatório e Selo de Reconhecimento Noronha+20; Feira Cultural da Sustentabilidade; Capacitações em Tecnologias Sustentáveis; Educomunicação Ambiental; e Educação Ambiental Participativa para a Sustentabilidade.

Uma característica comum a todos eles, conforme exigência do edital, é o fato de enfatizarem estratégias a serem construídas com a participação ativa da comunidade noronhense, tendo como foco a mudança de comportamento.

Serão trabalhados nos projetos temas como resíduos sólidos; segurança hídrica; diversificação da matriz energética; produção sustentável de alimentos (agroecologia e hortas orgânicas); tecnologias sustentáveis (bioconstrução, permacultura, saneamento ambiental); arte-educação e metodologias participativas; turismo sustentável e de base comunitária; bem-estar e qualidade de vida; economia verde, solidária e criativa; consumo consciente; e gestão participativa.

Fonte: Blog do Jamildo