Oscar Niemeyer internado desde a tarde de terça-feira (6) no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio, para passar por uma bateria de exames, o arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, apresentou uma piora e foi transferido para a Unidade Intermediária (UI). No entanto, segundo boletim médico divulgado nesta sexta-feira (9), a piora da função renal se manteve.

Após avaliar o paciente, o médico Fernando Gjorup informou que o estado de saúde dele inspira cuidados. Niemeyer está lúcido e respira sem a ajuda de aparelhos, e não tem previsão para deixar o hospital. Sua internação se deu dez dias depois de receber alta do mesmo hospital, onde ficou internado por duas semanas com um quadro de desidratação.O arquiteto, reconhecido internacionalmente por suas obras, completará 105 anos no dia 15 de dezembro.

Dona Canô deixou o Hospital São Rafael, em Salvador, onde estava internada desde segunda-feira (5) por volta das 11h desta sexta-feira (9). “Eu tô aqui bem, graças a Deus, eu saí do hospital, me deram alta, agora vou para casa”, afirmou ao G1 a matriarca dos Veloso ao deixar a unidade de saúde. Rodrigo Veloso acompanhou a mãe durante os dias em que ela permaneceu no hospital e disse que ela estava ansiosa pelo retorno para casa. “O médico ficou de passar 7h30 no quarto, mas atrasou um pouco. Depois o registro da alta não estava no sistema, foi o tempo de arrumarmos as coisas e sair”, explica Rodrigo. Dona Canô deu entrada no hospital São Rafael com sintomas de gripe e febre, mas se recuperou bem durante o período em que esteve na unidade de saúde. Ela viaja ainda nesta sexta-feira para o município de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, onde mora. Dona Canô teve oito filhos, entre eles os cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia. No dia 16 de setembro, a cidade de Santo Amaro recebeu mais uma vez a celebração pelo aniversário da matriarca dos Veloso que completou 105 anos em 2012.