A 70ª edição do Globo de Ouro premia na noite deste domingo (13), em Los Angeles, os melhores filmes e séries do ano de 2012, segundo votação da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood. A primeira categoria anunciada foi melhor ator coadjuvante, vencida por Christoph Waltz pela atuação em “Django livre”, de Quentin Tarantino. Outro momento marcante da primeira metade da premiação foi a vitória da música “Skyfall” – cantada por Adele e tema de “007: Operação Skyfall” – como melhor canção original.

Diferentemente do Oscar, a HFPA (sigla original da associação) não se limita a produções exibidas nos cinemas, contemplando também programas de TV. No primeiro segmento, um dos favoritos é “Lincoln”, drama histórico que traz Daniel Day-Lewis no papel do 16º presidente dos Estados Unidos. O longa dirigido por Steven Spielberg recebeu sete indicações, incluindo ator, diretor, roteiro e filme (drama).

Transmitida no Brasil desde às 23h pelo canal pago TNT, a cerimônia é apresentada pelas atrizes e comediantes Tina Fey e Amy Poehler, ambas ex-integrantes do programa humorístico Saturday Night Live. Nas três edições anteriores, a função coube ao também comediante Ricky Gervais, que rendeu, na mesma medida, publicidade e controvérsia – sobretudo em razão das suas observações ácidas sobre celebridades. (G1)