Desde que assumiu a Presidência da República,em 2011, Dilma Rousseff nunca escondeu que seu principal conselheiro é o antecessor no cargo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desde janeiro, entretanto, não são apenas conselhos sobre juros, inflação e trocas no ministério que Dilma tem ouvido constantemente do padrinho político. Para Lula, que nunca se preocupou em seguir à risca a legislação sobre campanha eleitoral antecipada, o jogo de forças pela reeleição já começou. E o horizonte das eleições provocou mudanças nas atitudes da presidente.

Na última quarta-feira, após uma cerimônia no Palácio do Planalto, Dilma fugiu ao próprio costume e permaneceu, ao fim de um evento, por mais de 20 minutos posando para fotografias ao lado de mulheres que haviam sido convidadas para o ato, um anúncio de medidas para combater a violência doméstica. As imagens foram feitas pelo fotógrafo oficial da Presidência da República. Ao atender as mulheres em fila, Dilma também ouvia, pacientemente, o que cada uma queria dizer. Antes disso, durante o evento, a plateia entoou três vezes o coro “Olê, olê, olê, olá; Dilma, Dilma”.

Além dos eventos no Palácio do Planalto – somente na semana passada foram três -, Dilma intensificou a agenda de viagens pelo país. No interior de Alagoas, a presidente inaugurou na terça-feira um trecho do Canal do Sertão ao lado dos senadores Renan Calheiros (PMDB) e Fernando Collor (PTB). (Veja)