Os vencedores do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil 2012 foram divulgados na noite desta quinta-feira (4), em Brasília. A iniciativa reconhece pequenos negócios que investem na qualidade de produtos e serviços e aumentam a produtividade e competitividade pela disseminação de conceitos e práticas de gestão. O MPE Brasil premiou empresas em oito categorias, além dos Destaques de Boas Práticas de Responsabilidade Social e de Inovação – que consideram empreendimentos que tenham ações estruturadas voltadas à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento da comunidade em que estão inseridas.

Escolhidas entre 127 finalistas que conquistaram as etapas estaduais do prêmio, as empresas ganhadoras passaram por uma seleção. Mais de 38 mil empresários preencheram um questionário de autoavaliação com perguntas baseadas no Modelo de Excelência da Gestão (MEG). O volume é 18% superior ao registrado em 2011, quando foram contabilizadas 32 mil organizações. O processo de escolha incluiu também o envio de documentos e a visita de avaliadores, que puderam conferir in loco as práticas adotadas pelos empreendimentos.

Categoria Turismo

O Hotel Villa Oeste, de Mossoró (RN), oferece serviços de hospedagem, turismo, organização de eventos e gastronomia. Em 2008, o hotel concorreu ao Prêmio MPE Brasil, mas não venceu. O estabelecimento melhorou seu desempenho com o aumento do número de clientes e do índice de satisfação, além de incrementar a divulgação dos produtos e serviços e o relacionamento com o público. Uma das estratégias usadas para atrair hóspedes foi a utilização de tarifas promocionais durante o final de semana, já que o fluxo de visitantes é maior de segunda a quinta-feira.

Inaugurado em 2007, o Villa Oeste oferecia apenas 60 leitos distribuídos em 35 apartamentos. Hoje, depois das medidas adotadas, o hotel tem capacidade para atender a 200 hóspedes em 83 quartos, e a receita anual chega a R$ 3,2 milhões. A taxa de ocupação gira em torno de 75% durante todo o ano. De lá pra cá, houve ainda geração de emprego. Atualmente são 60 funcionários. (Sebrae/RN)