A Seleção Brasileira encara a França hoje, às 16h, em amistoso na Arena do Grêmio. Tudo tranquilo, sem pressão? De maneira nenhuma.

Será a última partida do Brasil antes da estreia na Copa das Confederações, dia 15, contra o Japão, em Brasília. Além de aproveitar o amistoso para ajustar a equipe, a Seleção precisa quebrar um retrospecto negativo recente para ganhar moral antes de buscar o título em casa.

Faz três anos e meio que o time canarinho não ganha de uma seleção de ponta. O último triunfo foi no dia 14 de novembro de 2009, quando os comandados de Dunga venceram a Inglaterra por 1×0 em Doha, no Catar. O gol da vitória foi marcado pelo atacante Nilmar.

Felipão assumiu a Seleção este ano e já fez cinco partidas. Delas, três contra adversários de peso. Derrota para a Inglaterra na estreia (2×1), empate contra Itália (2×2) e outro empate em novo encontro com os ingleses (2×2). Já passou da hora de vencer.

O problema é que a França é o algoz do Brasil nos últimos 27 anos. Responsável por três das últimas cinco eliminações da Seleção em Copas do Mundo (1986, vice em 1998 e 2006), a França tem sido um adversário duro de enfrentar. Nos últimos três jogos, o Brasil não marcou nenhum gol sequer.