Uma série de capacitações na área do agronegócio e opções de negócios para quem deseja empreender no meio rural. Essas são apenas algumas das atrações do Espaço Empreendedor do Sebrae na 51ª Festa do Boi, que começa neste sábado (12), no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN). Em oito dias de evento, está sendo esperado um público visitante estimado em 10 mil pessoas, que encontrarão no local informações sobre as oportunidades e ideias de negócios para serem implementadas no campo. Também serão oferecidos gratuitamente cursos, palestras, oficinas e clínicas tecnológicas.

Com base no tema ‘Negócios que Brotam do Campo’, o Espaço Empreendedor vai apresentar vocações, potencialidades, inovações e tecnologias no campo, além de bons animais de várias espécies (bovinos, caprinos, ovinos, equideos e bubalinos), máquinas e equipamentos.

O espaço está estruturado em uma área de 2,7 mil metros quadrados e vai abordar sete vertentes do agronegócio consideradas promissoras para investimento por parte do empreendedor no Rio Grande do Norte. São elas meio ambiente, produção animal, piscicultura, fruticultura, apicultura, mandiocultura e olericultura. No local, foram criados cenários para cada um desses segmentos com painéis informativos, exemplos demonstratitivos, alternativas e planos de negócios. Além disso, consultores repassarão conhecimento e tirarão dúvidas do visitante acerca de cada uma das atividades. Todos os produtos desses setores estarão em exposição numa vitrine.

O espaço também terá uma área para exposição de máquinas e equipamentos para agropecuária com 20 empresas expositoras. “Queremos demonstrar alternativas viáveis e sustentáveis de investimentos e fomento de inovação e tecnologia para o campo, levando em consideração as vocações produtivas e demonstrando as melhores práticas e técnicas de gestão. Além disso, vamos incentivar os produtores a utilizarem dos conhecimentos e técnicas disponíveis para ampliar sua capacidade competitiva no mercado”, diz o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Agronegócio do SEBRAE/RN, José Ronil Rodrigues.