Incógnita para o Nordeste

No segundo turno contra Dilma, o tucano Aécio Neves, que teve uma votação pífia no Nordeste, precisa urgentemente antecipar seu programa de governo para a região. Ninguém sabe, na verdade, o que Aécio pensa sobre o Nordeste, o que pode fazer além das políticas convencionais do governo neoliberal de FHC.

Aécio praticamente não fez campanha no Nordeste no primeiro turno, porque sabia que seria chover no molhado. Os votos da região no primeiro turno estavam concentrados nas mãos de Dilma e Marina. Com exceção de Pernambuco, que deu a vitória a Marina, Dilma venceu em todos os Estados.

A votação do tucano foi pífia no Nordeste, mas ele sabia disso e para compensar concentrou a sua campanha no Sul e Sudeste, principalmente nos três maiores colégios eleitorais do País – São Paulo, Minas e Rio de Janeiro. E deu certo. Venceu as eleições em nove Estados, dos quais São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Mas no Nordeste sua votação em geral foi muito baixa, sendo a mais expressiva na Paraíba e no Ceará. Como há disputas de segundo turno em três Estados nordestinos, Aécio tem chances de aumentar bastante a sua votação em relação ao primeiro turno. É o caso do Ceará, onde Tasso Jereissati se elegeu senador e haverá disputa entre PT e PMDB.

No caso de Pernambuco, onde teve o pior desempenho entre todos os Estados nordestinos, com apenas 5,37% dos votos, Aécio já ganhou antecipadamente o apoio do senador Jarbas Vasconcelos, terceiro deputado federal mais votado do Estado. E deve arrebatar o apoio do PSB, agora sob a liderança do governador eleito Paulo Câmara.

 VISITA– Primeiro a declarar apoio a Aécio no segundo turno, o senador Jarbas Vasconcelos recebeu, ontem, telefonema do tucano. Acertaram uma conversa para amanhã em Brasília. Em pauta, o programa de governo do PSDB para o Nordeste. Se o PSB antecipar também o apoio a Aécio, o primeiro Estado a ser visitado pelo tucano será Pernambuco.