Que tal curtir um final de semana em uma das mais belas praias do Litoral Sul do Rio Grande do Norte, com muito cinema, encontro com os amigos, informações e uma programação variada incluindo atrações internacionais? Nos próximos dias 28 e 29 deste mês, o Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa – FINC desembarca em Baía Formosa, Litoral Sul do Estado, para realizar a sua 5ª edição, que este ano traz como tema “Mata Estrela e Suas Estórias”.

Amantes do cinema, curiosos e o público no geral poderão prestigiar no primeiro dia do Festival, a programação para crianças: filme COSERN educacional com Créditos SE-MA-FOR. Que destaca entre seus curtas: Bolek i Lolek, Dunia; A mosca não senta aqui; Oi da dana; O duelo; Uma história polonesa; Crônicas culinárias de conto de fadas; Silêncio; Nenufary; Leaves;   O mar e Switez. Dando continuidade a programação nas areias de Baía Formosa, serão apresentados pela Escola de Cinema de Lodz, os primeiros curtas de Roman Polanski, sendo eles: Dois homens com armário (um dos primeiros curtas de sucesso de Polanski), A Rizada, Vamos arrombar a festa (terceiro curta-metragem da carreira do Polanski), Lâmpada e Mamíferos.  

Após essas apresentações será a vez dos curtas do Off Plus Camera, maior festival de cinema independente da Europa; e para finalizar o primeiro dia do Festival, participação do Andrés Bukowinski, diretor de cena que trouxe o primeiro Leão de Ouro de Cannes para a publicidade brasileira. Como convidado especial, Bukowinski discutirá sobre os temas: como fazer cinema independente e como sobreviver de audiovisual (publicidade).                                     

Para o segundo dia, os organizadores do FINC aguardam a chegada do público para atividades na praia de Baía Formosa; Festival Gastronômico, mais apresentações dos curtas do Off Plus Camera, além da abertura oficial que traz apresentação de trailers oficiais dos patrocinadores, exibição do filme Mata Estrela e dos 20 melhores filmes, sendo 10 do concurso “Vídeo de Um Minuto”, promovido pelo FINC, que dará ao campeão uma viagem, com todas as despesas pagas, para a Cracóvia e 10 filmes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

O dia 29, segundo e último dia do Festival, também será reservado para a realização da Premiação IFRN, Premiação do Concurso “Vídeo de Um Minuto” e, claro, exibição de curtas-metragens potiguares.

Fonte: Assessoria