Curiosidade, aplausos e expectativas marcaram a última noite do V Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa – FINC, no sábado, 29, que trouxe surpresas e premiações aos finalistas do Concurso “Vídeo de Um Minuto”, com o tema “Mata Estrela e Suas Estórias”; e a realização da premiação aos curtas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Os vencedores do primeiro lugar ganharam uma viagem à Cracóvia (Polônia), para ter seu filme exibido no Off Plus Camera, o maior festival de cinema independente da Europa, com todas as despesas pagas e ainda conhecer o Alvernia Studios, considerado um dos cinco maiores estúdios de pós-produção do mundo.

Em primeiro lugar geral ficou o curta-metragem “Rastro da Flor”, dirigido por André Santos. “Somos gratos pela oportunidade e a premiação que o Festival nos oferece. É uma experiência única”, comemora André. Além do resultado geral, o IFRN, em parceria com o FINC entregou aos outros três melhores a mesma premiação. Em primeiro lugar “A mata de história”, em segundo “Estrela da Mata” e terceiro lugar “Baía de Fogo”.

 Na ocasião, estiveram presentes autoridades como o prefeito de Baía Formosa, Nivaldo Melo, o Reitor do IFRN, Bechior Rocha e parceiros do FINC para fazer a entrega da premiação. Karine Severo, gerente de comunicação da Cosern – Grupo Neoenergia, empresa patrocinadora do Festival junto ao Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura falou da participação no FINC “É a primeira vez que estamos com o FINC e adorei a qualidade dos produtos, desejo que a parceria seja duradoura. É uma oportunidade imensa se envolver e investir na cultura através da energia; queremos expandi-la através das sete artes”, concluiu Karine.

A surpresa da noite ficou por conta da palestra com Andrés Bukowinski, diretor de cena que trouxe o primeiro Leão de Ouro de Cannes para a publicidade brasileira.  Bukowinski exibiu alguns dos seus filmes publicitários, dentre eles da marca Bombril, considerado um dos mais famosos, arrancando risadas e aplausos do público presente no Festival e falou sobre sua participação na quinta edição do evento “Estou fascinado por Baía Formosa. O fato do FINC proporcionar aos jovens e ao público uma premiação para curtas e incentivar a produção cinematográfica é incrível”, finaliza o diretor.

Durante a noite ainda foram apresentados mostras de curtas internacionais, documentário sobre a Mata Estrela, curtas Off Plus Camera e mostras de curtas potiguares.

 

Confira lista dos vencedores e dos curtas-metragens que concorreram ao prêmio do FINC:

1º lugar geral: Rastro da Flor, de André Luiz Machado dos Santos;

 

1° lugar do IFRN: A mata de Estória, de Elizabeth Soares Ferreira;

2° lugar do IFRN: Estrela da Mata, de Kaiony da Silva Venâncio;

3° lugar do IFRN: Baía de Fogo, de Rodrigo Cesar Cortez de Sena.

Os dez filmes selecionados para a final do FINC Foram:

1.    O Índio e a Gameleira

2.    O Mistério de Araraquara

3.    Rastro da flor

4.    Estrela da Mata

5.    Por traz das Folhagens

6.    A mata é Estrela

7.    A Mata de Estória

8.    Baía de Fogo

9.    Não Pode Ser

10.  Vozes

 Fonte: Assessoria