Ministro Henrique Eduardo Alves participa de seminário internacional sobre turismo de negócios

 

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, participou nesta terça-feira (1) da abertura do 4º Encontro Latino-Americano da Associação Internacional dos Congressos e Convenções (ICCA), em Natal. Apesar de ser o número um na América Latina no ranking de nações que mais sediam evento, é a primeira vez que o Brasil recebe o encontro a ICCA. Na pauta, a definição de estratégias para fortalecer o segmento de turismo de negócios.Henrique Eduardo Alves destacou a experiência e o ganho do país com os megaeventos realizados no Brasil nos últimos três anos, como a Rio+20, Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações e Copa do Mundo. “Estamos prestes a viver o ápice de um ciclo virtuoso para o turismo de negócios e eventos no Brasil: a Olimpíada em 2016. Aos poucos, e com muito trabalho e dedicação, mostramos ao mundo que somos capazes de organizar eventos de diferentes perfis com o mesmo nível de excelência. Para a Olimpíada, nossa ideia é mostrar ao mundo o que, não só o Brasil, mas a América Latina tem de melhor”, disse.

 

O ministro do Turismo ressaltou, ainda, a importancia da realização do ICCA em Natal. “Como um apaixonado por essa terra, fico muito satisfeito por receber aqui em Natal a primeira edição brasileira desse evento. É a prova de que o nosso Rio Grande do Norte tem um grande potencial, que devemos explorar cada vez mais”, concluiu.A abertura foi realizada na Arena das Dunas, palco de diversas partidas de futebol da Copa do Mundo, e contou com a presença do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, além do presidente do Natal Convention Bureau, Max Fonseca, e do secretário de Turismo de Natal, Fred Queiroz.

A ICCA (International Congress and Convention Association) tem 850 membros associados em 85 países. Anualmente a entidade divulga um ranking dos países que mais realizaram eventos internacionais, de acordo com critérios próprios (eventos itinerantes, com periodicidade fixa, realizados pelo menos três vezes e com o mínimo de 50 participantes). Historicamente o Brasil figura entre os dez países que mais realizam eventos no mundo, é o único país da América Latina nessa lista. O ranking tem no topo EUA, Alemanha, Espanha.

​ Fonte: Assessoria