Começa hoje, em Mossoró, o encerramento da 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres

 

Começam hoje, às 19h, no Ginásio Poliesportivo Pedro Ciarlini, as atividades do encerramento da 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres com a chegada de mais de 100 mulheres das regiões de Mato Grande e Seridó em preparação para a Caravana Agroecológica e Virada Feminista Agroecológica e Cultural, 16 e 17, respectivamente.

Desde o ano 2000, a Marcha Mundial das Mulheres, movimento feminista internacional que atua em mais de 64 países, realiza grandes ações de auto-organização de mulheres em todo o mundo. Este ano, a 4ª Ação da Marcha, no Brasil, está acontecendo desde o dia 8 de março com atividades descentralizadas nos Estados. E com o tema “Corpos e Territórios: Resistências e Alternativas”, as militantes do Ceará e do Rio Grande do Norte farão uma mobilização intensa: “para mostrar as lutas e as alternativas que as mulheres constroem para a igualdade”, segundo Conceição Dantas, da coordenação da Marcha do Rio Grande do Norte.

Luziane Ferreira, da Marcha da região de Mato Grande explica que: “seremos 50 mulheres de Touros, São Miguel do Gostoso, Pureza, Taipú, Porto Branco, Pedra Grande, Ceará Mirim, João Câmara, Bento Fernandes e Rio do Fogo que sairemos de nossas comunidades para participar da 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres. Aqui na nossa região o índice de exploração sexual de mulheres jovens é muito alto e só cresce com a vinda de grandes projetos como as eólicas. Mas estamos na luta contra essa exploração e acreditamos que participar da ação vai nos ajudar a construir alternativas para construir um mundo mais igual”.

As mulheres que chegarão hoje, sairão amanhã, 16, às 6h para a Caravana Agroecológica Feminista que circulará por Patu, Caraúbas, Upanema, Tibau e Grossos, Apodi, Macaíba e São Gonçalo mostrando o que o feminismo tem a ver com a mudança de vida das mulheres em seus locais.

A programação da ação segue no dia 17 com 24h de cultura feminista a partir das 6h pelos bairros Nova Vida, Lagoa do Mato e Santa Delmira com oficinas e intervenções artísticas, e às 17h, no centro, ao lado da catedral, com shows musicais variados. Dentre as apresentações estarão a cantora Khrystal e Ellen Oléria, vencedora da primeira edição do The Voice Brasil

Fonte: Assessoria