A partir desta terça-feira, 3, será aberta oficialmente a programação com atividades em alusão ao movimento Maio Amarelo – Atenção pela vida. A solenidade de abertura será feita às 9h, no auditório do Senai. A campanha é realizada mundialmente e tem como objetivo prevenir e reduzir os acidentes de trânsito. Durante todo o mês, serão feitas ações para conscientizar a população sobre um trânsito mais seguro. O Maio Amarelo segue a mesma essência do Outubro Rosa e o Novembro Azul, que tratam, respectivamente, do câncer de mama e de próstata. A marca que simboliza o movimento é um laço na cor amarela.

Cada cidade realiza atividades e cria campanhas em prol da campanha. Além da Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (SEMOB), as ações contam com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (DPRE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), Detran, Senai, Samu e autoescolas.

“Durante todo o mês, teremos várias atividades em alusão ao Maio Amarelo. Vamos abordar o tema de atenção ao trânsito através de debates, palestras, blitze educativas, panfletagem. A redução de acidentes mostra que as campanhas educativas têm surtido efeito. É importante que toda a comunidade participe”, destaca Maribel Oliveira, diretora do Departamento de Educação no Trânsito. Conforme os dados da Semob, houve uma redução no número de acidentes em Mossoró. Em 2014, o município registrou 761 acidentes, enquanto em 2015 a quantidade foi de 594, o que significa uma redução de 22%. Nos quatro primeiros meses deste ano (até 28 de abril), a Semob contabilizou 157 acidentes. Caso a média se mantenha ao longo do ano, Mossoró deve registrar aproximadamente 475 acidentes, o que representaria nova redução de aproximadamente 20%.

Acidentes de Trânsito – A Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que diariamente três mil pessoas morrem nas estradas e ruas. O acidente de trânsito é a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes também ocupam a primeira posição na causa de mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; a segunda, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceira, na faixa de 30 a 44 anos. O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito. Atualmente, esses acidentes representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país.