5 pré-candidatos a prefeito de Natal botam o bloco na rua

Com menos de um mês para o período das convenções partidárias que vão oficializar as chapas que disputarão a maior cidade do Rio Grande do Norte, cinco pré-candidatos já colocaram o bloco na rua e estão discutindo a cidade, com agenda de intensa mobilização. O atual prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), vem numa curva ascendente de ações midiáticas desde abril. Até rua calçada ele passou a inaugurar. O alcaide não tem perdido um evento em que possa aparecer. A apoteose foi a entrega do viaduto do Baldo e o São João que a Prefeitura de Natal patrocinou no último fim de semana.

O deputado estadual Jacó Jácome (PSD) tem se colocado como o candidato do governador Robinson Faria. Nas pesquisas que foram realizadas até o momento, o nome do parlamentar não foi incluído. Ele poderá disputar a preferência do grupo político com outros nomes, como do capitão Eann Styvenson, caso esse se decida pela trajetória política. Em entrevista ao Novo Jornal, nesse domingo, ele afirmou que prefere ser criticado por ser novo do que por ser desonesto. Jacó não concluiu o primeiro mandato de vereador porque se elegeu deputado estadual e, agora, pretende interromper esse mandato para ser prefeito.

Fernando Mineiro (PT) foi o primeiro nome a se apresentar para disputar a eleição deste ano. O petista comentou recentemente que a onda de rejeição a seu partido em face da Lava Jato não deverá atingir seu projeto. Na última eleição, ele quase foi ao segundo turno, após ser subestimado pelas pesquisas de opinião. Assim como Jacó Jácome, o deputado federal Rafael Motta (PSB) também é neófito na disputa pela Prefeitura de Natal. O parlamentar que preside o PSB no Rio Grande do Norte tenta costurar apoio político para dar viabilidade à sua candidatura. Desde que o PSB passou por turbulências com a saída da ex-governadora Vilma de Faria do comando, a legenda perdeu a capilaridade.

O deputado estadual Kelps Lima (SDD) se apresenta a Natal com um formato de campanha inovador e inteiramente integrado com as redes sociais. Kelps tem a habilidade de falar o que se quer ouvir e já demonstrou, pela última eleição, que é bom de voto. As convenções partidárias serão abertas a partir de 20 de julho.