Bombeiros iniciaram a evacuação de comunidades de Brumadinho na manhã deste domingo (27) após a constatação de que uma quarta barragem da Vale, com 1 milhão de m³ de capacidade, apresenta risco iminente de rompimento. O alarme de aviso sobre rompimento de barragem soou às 5h30.

A evacuação será feita em áreas de risco, próximas ao leito do rio Paraopeba e às áreas já atingidas por lama. As comunidades Tejuco e Córrego do Feijão serão evacuadas.

Como medida preventiva, a comunidade da região está sendo deslocada para os pontos de encontro determinados previamente pelo Plano de Emergência”, informou a Vale em nota.

Os bombeiros informaram que deverão ser evacuadas 350 pessoas. As famílias serão levadas para a parte mais alta do núcleo urbano ou deslocadas para outras localidades na região de Brumadinho.  A água não tem freio agora. Quando romperam as barragens da mina do Córrego do Feijão, as próprias instalações da Vale serviram como freio, e o rejeito parou. Agora, não se sabe o alcance – explicou Godinho.

Além da represa da mina, o deslizamento de rejeitos da barragem formou uma represa natural no Rio Paraopeba. Com a descida da água da represa, caso ela se rompa, também a barragem natural pode ir abaixo, carregando mais lama a uma distância maior.

(Folha de S.Paulo)