Foto: Mohamed Abd El Ghany/Reuters

 

O pernambucano, ex-sindicalista e fundador do Partido dos Trabalhadores Luiz Inácio Lula da Silva, 77 anos, assume pela 3ª vez a Presidência da República neste domingo, 1º de janeiro de 2023. Torna-se o 39º presidente da República Federativa do Brasil. O petista já havia assumido o cargo por 2 mandatos (2003-2010).

Eleito em 2º turno com 50,9% dos votos válidos (60,3 milhões de votos), Lula sobe a rampa do Palácio do Planalto com a missão de pacificar e reconciliar o país. Ele derrotou Jair Bolsonaro, que teve 49,1% dos votos (58,2 milhões de votos). Foi a menor diferença entre 2 finalistas nas últimas 9 disputas presidenciais, desde 1989.

Lula demorou quase 2 meses inteiros para definir a composição da Esplanada, que terá 37 ministérios. Aliados de Lula estão contemplados com cargos na nova gestão. Em busca de ampliação da sua base de apoio no Congresso e, consequentemente, de governabilidade, o petista abriu espaço também para partidos que não o apoiaram nas eleições, mas que aderiram na montagem do novo governo.

Ao todo, 9 partidos terão ministros: PT, PSB, PC do B, PDT, Psol, Rede, MDB, PSD e União Brasil.

Antes mesmo de assumir o mandato, Lula já obteve uma vitória parcial, porém importante, no Congresso. Conseguiu aprovar uma PEC (proposta de emenda à Constituição) que o autorizou a furar o teto de gastos em R$ 170 bilhões. Assegurou, assim, recursos para os R$ 600 do Auxílio Brasil, que volta a se chamar Bolsa Família. A mudança de nome ainda dependerá de aprovação no Congresso.

Com Lula, toma posse também neste domingo como vice-presidente, o médico anestesista, ex-tucano e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), 69 anos, um antigo adversário.

 Poder 360.