Os presidentes de PP, Ciro Nogueira, e do União Brasil, Luciano Bivar, fecharam um acordo nesta semana para que as duas siglas integrem uma federação partidária a partir de março.

Com a federação, os partidos mantém as suas estruturas iniciais, mas unem-se em um consórcio e são obrigados a ter o mesmo posicionamento no Congresso Nacional. Após o casamento, os dois partidos contarão com 108 deputados federais e 15 senadores. Hoje, a maior bancada é do PL, com 99 parlamentares.

Esse movimento aumenta o poder de barganha da federação por espaços na Esplanada dos Ministérios. Hoje, o União Brasil comanda três pastas: Comunicação, Turismo e Integração Nacional. O partido está de olho também em autarquias como Codefasf e Sudene, por exemplo.

Além disso, o casamento entre os dois partidos também facilita o embarque de Ciro Nogueira no governo Lula. O ex-ministro da Casa Civil participou da campanha de Jair Bolsonaro e alguns auxiliares vinham buscando uma reaproximação de Ciro com integrantes do governo Lula.

O Antagonista