O Rio Grande do Norte segue com chuvas intensas em todo o território. O feriado de Páscoa teve precipitações que, acumuladas, superaram os 128mm. O resultado é que alguns açudes já estão no topo da capacidade, como é o caso da barragem de Umari, em Upanema, que é a terceira maior do Rio Grande do Norte. Por outro lado, transtornos também têm ocorrido pelo interior.

De acordo com os dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a maior chuva registrada ocorreu entre o sábado (8) e o domingo (9), em Caraúbas, no oeste potiguar. O município registrou 128,1mm, superando os 127mm de Canguaretama, os 110,4mm de Vila Flor e os 104,2mm de Baía Formosa. Além dessas cidades, vários municípios de todas as regiões registraram chuas superiores aos 50mm.
Em Caraúbas, a força das águas provocou transtorno na estrutura de acesso à área urbana da cidade, com o rompimento da RN-117. A via teve o trecho ligando Caraúbas a Olho D’Água do Borges destruído.
Através de suas redes sociais, a governadora Fátima Bezerra disse que continua acompanhando a situação dos municípios através do Comitê de Monitoramento das Chuvas. A Defesa Civil está apurando a situação da Lagoa Apanha-Peixe, na zona rural de Caraúbas, local onde ocorreu uma ruptura na parede da lagoa. “As Defesas Civis de Felipe Guerra, Caraúbas, Apodi e Governador Dix-Sept Rosado estão em alerta e prontas para atender qualquer emergência”, postou Fátima Bezerra.
Já em Apodi, a Prefeitura recomendou a saída da população que reside na área próxima ao Sítio Pindoba, no Vale do Apodi, devido ao aumento do nível do açude Apanha Peixe.
Reservatórios
O reflexo das chuvas tem sido sentido também nos reservatórios. Barragem de Umarí volta a sangrar após 14 anos; reservatório é o terceiro maior do estado. Terceiro maior reservatório de água do Rio Grande do Norte, a barragem de Umarí voltou a sangrar no último domingo. A última vez que o volume de água do reservatório atingiu 100% da capacidade de armazenamento havia sido em 2009, 14 anos atrás.
Localizada em Upanema, no Oeste Potiguar, a barragem é somente um dos 11 reservatórios que estão com sua capacidade de armazenamento totalmente completa. Sendo a maior de todas, Umarí tem a capacidade de armazenar 292.813.650 m³.
Além de Umarí, os demais reservatórios com 100% da capacidade são:
– Açude Mandubim, em Assú – Capacidade: 77 milhões de metros cúbicos
– Açude Rodeador, em Umarizal – Capacidade: 21 milhões de metros cúbicos
– Açude de Riacho da Cruz II, em Riacho da Cruz – Capacidade: 9 milhões de metros cúbicos
– Açude Flechas, em José da Penha – Capacidade: 8 milhões de metros cúbicos
– Açude Passagem, em Rodolfo Fernandes – Capacidade: 8 milhões de metros cúbicos
– Açude Beldroega, em Paraú – Capacidade: 8 milhões de metros cúbicos
– Açude Malhada Vermelha, em Severiano Melo – Capacidade: 7 milhões de metros cúbicos
– Açude Morcego, em Campo Grande – Capacidade: 6 milhões de metros cúbicos
– Açude Pilões, em Pilões – Capacidade: 5 milhões de metros cúbicos
– Açude Encanto, em Encanto – Capacidade: 5 milhões de metros cúbicos.
Alerta 
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, na manhã desta segunda-feira (10), o alerta de perigo potencial para chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h) e atinge as regiões Oeste, Central, Agreste e Leste potiguar. O aviso vale até 10h da terça-feira (11).
De acordo com o Inmet, para as cidades sob esse tipo de alerta, a recomendação é em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.