MIZU e Formare iniciam primeira turma para capacitar jovens

Anunciada em maio deste ano pela MIZU Cimentos, a parceria entre a empresa e o Formare já é uma realidade para os jovens da cidade de Baraúna-RN. Na quinta-feira, 1º de agosto, diretores da fábrica, representantes da Fundação Iochpe – idealizadora do projeto -, além de autoridades e comunidade estiveram juntos para a inauguração oficial da escola que capacitará pelos próximos dez meses, 20 jovens no curso de Assistente de Serviço Administrativo e Logístico na Indústria.

O evento aconteceu em Baraúna, na própria MIZU, onde está instalada a sala que acolherá os jovens. As aulas já tiveram início nesta sexta-feira, 2. “O Formare agora é uma missão. Vamos formar 20 jovens por turma e a ideia é que esses alunos tenham aulas de comunicação e relacionamento, além das matérias técnicas. O objetivo é que eles tenham conhecimento básico para conseguir o primeiro emprego. Não temos apenas o intuito profissional. Queremos formar cidadãos”, explicou Luana Vieira, coordenadora de Responsabilidade Social do Grupo Polimix.

O mesmo pensamento tem o diretor de fábrica da MIZU, José Antero: “O que pretendemos, além de contribuir para a formação dos bons valores pessoais e profissionais desses estudantes, é torná-los cidadãos, encaminhá-los para o mercado de trabalho, e construir um alicerce técnico, ético e engrandecedor na vida deles”.

A satisfação dos estudantes com esta oportunidade foi transmitida pelo jovem Rafael Herculano, um dos 20 selecionados para o curso. “É com muita alegria que estamos iniciando essa nova etapa. Através desse curso poderemos iniciar a realização dos nossos sonhos, transformar nosso futuro. Nosso principal objetivo é crescer profissionalmente e pessoalmente”, externou.

 

Formare está presente em grande parte do Brasil

O Formare é um projeto social da Fundação Iochpe, que atua em 53 municípios de nove estados brasileiros, em parceria com empresas de grande e médio porte. Através deste programa são oferecidos cursos de formação inicial para o mercado de trabalho, que já qualificou mais de 13.000 jovens no País.

“O projeto está completando 25 anos e nós temos quase 90 empresas que contam com uma escola Formare. Está faltando mão de obra, então o Formare encaixa perfeitamente para encontrar soluções para esse problema”, lembrou Cris Meinberg, coordenadora de Comunicação e Marketing do Formare.

Em Baraúna, foram escolhidos através de provas, 20 jovens entre 17 e 19 anos, que também atenderam a alguns requisitos, como cursar ou ter cursado o ensino médio em escola pública da cidade, ter renda de até um salário mínimo, não ter acesso a outros cursos profissionalizantes e não ser dependente de funcionário da MIZU.

Com 800 horas/aulas, o que corresponde em média a dez meses de duração, o curso será realizado dentro da empresa e as aulas ministradas por educadores voluntários da MIZU, que foram selecionados e previamente qualificados.

Fonte: Assessoria