Via Blog do Camarotti

Uma pesquisa interna encomendada pelo DEM levou setores do partido à avaliação de que o pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, terá grande dificuldade de decolar na disputa eleitoral.

Diante disso, uma importante ala do partido passou a defender que o DEM se aproxime do pré-candidato do PDT, Ciro Gomes. “Alckmin não decola. A nossa pesquisa indica que o eleitor não quer mais saber do PSDB”, observou um cacique do DEM ao blog.

Ao mesmo tempo, caciques do DEM avaliam ser preciso reforçar a candidatura de Ciro para que não haja um isolamento do político cearense. ‘Plano B’ do PT. No cálculo político de setores do DEM, sem tempo de televisão e sem estrutura partidária, Ciro Gomes corre o risco de ser engolido pelo “plano B” do PT.

Isso porque, pela Lei da Ficha Limpa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve impugnar a candidatura de Lula. O ex-prefeito Fernando Haddad e o ex-ministro Jaques Wagner são nomes mais fortes no PT para assumir a candidatura no lugar de Lula. “Ou o Ciro ganha apoio da centro-direita ou corre o risco de ficar isolado”, reforçou esse integrante do DEM.

Apesar do lançamento da pré-candidatura de Rodrigo Maia, o DEM já iniciou as negociações de alianças com outras candidaturas. Além de Ciro e Alckmin, há também a defesa do nome do senador Álvaro Dias, do Podemos.