O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nesta sexta-feira uma nota de pesar após a morte nesta sexta-feira do escritor português José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura. “Neste momento de dor, quero me solidarizar, em nome dos brasileiros, com toda a nação portuguesa pela perda de seu filho ilustre”, disse Lula em nota.

Segundo o documento, Saramago contribuiu de maneira decisiva para valorizar a língua portuguesa. “De origem humilde, tornou-se autodidata e se projetou como um dos maiores nomes da literatura mundial. Recebeu o Prêmio Camões, distinção máxima conferida a escritores de língua portuguesa, e o Prêmio Nobel de Literatura”, acrescentou o comunicado.

“Nós, da comunidade lusófona, temos muito orgulho do que o seu talento fez pelo engrandecimento do nosso idioma. Intelectual respeitado em todo o mundo, Saramago nunca esqueceu suas origens, tornando-se militante das causas sociais e da liberdade por toda a vida”, completou o presidente brasileiro em nota.

José Saramago morreu nesta sexta-feira em Lanzarote, nas Ilhas Canárias (Espanha), aos 87 anos, devido a uma falência múltipla de órgãos depois de uma prolongada doença. O velório é realizado em sua biblioteca.

Sua última obra, publicada no final de 2009, foi o romance “Caim”, um olhar irônico sobre o Velho Testamento, muito criticado pela Igreja Católica. Entre as obras mais conhecidas, estão “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” e “Ensaio sobre a Cegueira”, que chegou aos cinemas pelas mão do diretor Fernando Meirelles.

Fonte: Portal Terra