A ministra da Cultura espanhola, Ángeles González-Sinde, entregou ontem a Medalha das Artes e das Letras ao brasileiro Oscar Niemeyer, a quem definiu como “um arquiteto ético e humanista”.
“Niemeyer não só é um dos arquitetos mais importantes do último século, como também é uma pessoa que, em sua maneira de conceber a arquitetura, de conceber os espaços, faz um forte apelo ético. Sua maneira de conceber os espaços, tem um conteúdo humanista”, a ministra . A medalha, desenhada pelo espanhol Antoni Tapies, foi entregue durante cerimônia realizada no estúdio do centenário arquiteto, no Rio de Janeiro.
A láurea foi concedida a ele em novembro de 2009. O arquiteto, de 102 anos, mostrou seu agradecimento com voz débil mas bom aspecto. “Fico muito honrado. Quero agradecer a forma como está sendo reconhecido o nosso trabalho. Nossa arquitetura procura ser semelhante às artes plásticas e sempre tenta surpreender”, disse Niemeyer.
Ele representa o que há de cabeça pensamente que orgulha nós brasileiros, só Brasília é algo extraordinário, pensando a muitos anos  e que continua moderna .Parabéns !